O uso do senso critico a favor de uma nova sociedade

Séculos atrás no Brasil, o voto feminino bem como sua inclusão no mercado de trabalho, o fim da escravidão e do preconceito étnico parecia algo muito remoto. A sociedade foi se transformando e nesse processo de constante mudança existiram vários protagonistas.
O homem tornou-se cada vez mais critico e passou a defender cada vez mais seus ideais, e hoje o que temos é um cenário diferente ao de tempos atrás. O segredo de uma sociedade em constante evolução esta no equilíbrio, aprender a desenvolver o senso critico sem perder a postura de um bom cidadão, defender suas ideias, lutar por melhorias na educação, saúde, trabalho, segurança. Protestar, manifestar e nunca calar-se diante de alguma injustiça. Tudo isso são atitudes tolerantes para a evolução da sociedade.
Atualmente esta ocorrendo em algumas universidades do nordeste uma greve de professores, que protestam por melhores salários e condições de trabalho, como tudo na vida tem o lado positivo e negativo, nesse caso não seria diferente, pois alunos perdem dias letivos. Mas nenhuma melhora é isenta de sacrifícios, toda mudança requer coragem, estar a par do que acontece na vida política, bem como, nos segmentos da educação, meio ambiente etc. É dever de todos e lutar de maneira tolerante para melhorias é papel fundamental para a construção de uma nova sociedade. Evoluímos mas ainda há muito para ser melhorado.


Comentários

  1. Há de abrir-se mão de muitas coisas por outras tantas. Tudo parece seguir a Lavoisier, que saído da química invadiu as diversas instâncias da própria vida. Para se ter um benefício é necessária a troca. Um verdadeiro escambo. Não quer dizer que tudo o que vai retorna reciprocamente, é como uma pedra lançada ao rio: ela pode quicar inúmeras vezes ou afundar no primeiro tiro. Não deixou de ser, contudo, a mesma pedra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O pedido de casamento dos meus sonhos...

Inspirações : convites de casamento ❤