"Pobreza não é condição social. É escolha pessoal." Será?

Há quem diga que tudo depende das nossas escolhas, que todos nascemos sem conhecimento, e que por meio deste podemos chegar onde quisermos, ou pelo menos, ir longe.
Mas a falta de oportunidade é uma barreira para milhares de pessoas, especialmente na potência econômica chamada Brasil.
Não vou persuadir, mas há quem acredite que todas as pessoas, independente de classe social, independente de ter ou não o que comer... Pode fazer decisões certas e ter uma vida digna.
Mas será que a fome, o trabalho escravo, falta se saneamento básico seguido de doenças e a falta de escolaridade, dá a alguém condições de pensar racionalmente ao ponto de tomar decisões sabiamente certas e concretas para um futuro melhor ? 
Será que alguém com a sua mente, nascida em meio a extrema pobreza conseguiria manter esse pensamento, esse raciocínio tão lógico ?
Mentes mais positivistas dizem que sim. Certamente nunca viveram tais condições... E nem ao menos as cogitou em seus pensamentos.

Na faculdade estudei sobre um curta, que mostra a realidade... 
A história é da Ilha das flores tirada de um fato real que acontece num lugar próximo ao Rio Guaíba na capital de Porto Alegre.

Com certeza eu adoraria pensar que "pobreza é escolha".


O mundo parece bem melhor e mais bonito visto de cima...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O pedido de casamento dos meus sonhos...

"Se eu pudesse te dizer, aquilo que nunca te direi.Tu poderias entender, aquilo que nem eu sei". Sigmund Freud (caso Dora)